quinta-feira, 29 de novembro de 2007

CANTO A IGREJA!

Há uns que cantam a igreja dos grandes e lindos templos.
Eu canto a igreja de vidas redimidas!

Há quem cante a igreja de rótulos e preferências.
Eu canto a igreja dos irmãos!

Há as que cantam a igreja dos “grandes” e “entendidos”.
Eu canto a igreja dos crentes humildes!

Há os que cantam a igreja da tradição.
Eu canto a igreja da vida!

Há os que cantam a igreja que se projeta.
Eu canto a igreja dos que são servos de Cristo!

Há os que cantam a igreja que cresce na sociedade.
Eu canto a igreja que serve a humanidade!

Há os que cantam as igrejas que idealizam, projetam.
Eu canto a igreja que serve ao próximo!
Há os que cantam a igreja que tem ciência.
Eu canto a igreja que tem amor!

Eu canto a igreja redimida pelo seu sangue,
tendo na face o rosto de cada povo
e tendo na língua os idiomas das nações.

Eu Canto:
A igreja que serve;
A igreja que ama;
A igreja que adora;

Eu canto a igreja de Cristo que um dia entoará com ele em glória

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

PARA REFLECTIR!?


“Ninguém é tão sábio como pensa quando ignora o valor da Palavra de Deus, nem tão indouto como possa imaginar quando ama o Livro da Lei do Senhor.” - Pr. Raimundo F. de Oliveira 1986.

‘Há um livro que, desde a primeira letra até a ultima, é uma emanação superior; um livro que contem toda a sabedoria divina, um livro que a sabedoria dos povos chamou Bíblia. Espalhai evangelho em cada aldeia:uma Bíblia em cada casa!” – Vitor Hugo: escritor francês.

“Deus não nos ama porque termos valor. Nós temos valor porque Deus nos ama.” – Falton John Sheen

“Feliz a criança que, vez ou outra, surpreende seu pai de joelhos, orando em comunhão com o Senhor.” - Larry Christesnson

“Não mudei só de religião, mudei também de carácter e vida.” –
Mara maravilha: cantora gospel

‘Com seu exemplo de vida e conduta, você prega um melhor sermão do que com suas palavras.” – Oliver Goldsmith

“ Eu adoro o Diabo, Belzebu, Stan, Lúcifer – em todas as suas formas profanas. E eu devo todo o meu sucesso, toda minha glória, todo o meu poder, para meu doce e belo Lúcifer”. – J. K. Rowlings: autora da série Harry Potter ... ????

“Deus é lei e legislador do universo.” - Albert Enstein


"A América necessita regressar aos princípios do amor e da aceitação de Palavra de Deus." -George Bush(pai), presidente do E.U.A., em 1992

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A TRADIÇÃO AMERICANA

A igreja de Cabo Verde por mais de um século da sua história, tem seguido quase o mesmo ritual, uma igreja típica americana. pouca coisa mudou de há cem anos atrás, nossas celebrações, têm mantido quase sempre a mesma imagem. Por exemplo, os cultos sempre começam da mesma maneira, têm um progresso igual e termina da mesma maneira.

Dois coros

Uma oração rápida

Mais uns coros e Hinos

Anúncios

Mais um coro

Mensagem (muitas vezes sem apelo)

Oração final

Depois cada um vai para sua casa.


É claro que nem todos fazem assim. Mas essa regra tem mantido inquebrável, pois assim aprendemos e assim fazemos, há pouca inovação, novidade, criatividade e acima de tudo coisa "terra terra". O que eu disse anteriormente na igreja precisa ter decência e ordem, mas isso não isenta a inovação necessária em pleno século XXI. Os cultos acontecem sempre á mesma hora independentemente da disponibilidade, segurança e vontade dos crentes.

Os ministérios são os mesmos, não há diversidade de ministérios e lideres designados. As actividades são normalmente cerimoniais, e não condizem na maioria das vezes com a motivação e a ansiedade dos que vêm de fora ou dos que espelham em outras igrejas ou meios.


Estas condições fazem com que os crentes muitas vezes assumem duas identidades, por viver em dois mundos bem diferentes, um quando entra na igreja e outro quando está fora dela. porque o mundo fora é um mundo mais movimentado, tecnologicamente avançado, ajustando cada vez mais às necessidades dos diversos níveis etários e sociais.


Tudo isto não representa uma crítica, nem a opinião de que a nossa igreja está mal ou que não atrai o mundo. mas um alerta para a nossa igreja que está inserida num mundo em constante evolução, e nós precisamos acompanhar isso. isso não quer dizer que devemos mundanizar a igreja, longe disso, mas precisamos modernizar e adaptarmos à nossa realidade actual e cultural. Precisamos estabelecer novos métodos e alcançar novas metas, mas para isso é necessário investirmos e de que maneira em novos ministérios, tecnologias e abrir a nossa mente para a nova era, que é investir hoje para ter frutos amanhã.


Nem todas as igrejas e nem todos os pastores têm usado a mesma forma de culto de há cem anos, usando as mesmas técnicas, os mesmos ministérios. muitos têm inovado e são esses que temos reparado o maior crescimento. Porquê? por pensaram primeiro nos resultados do que no custo do investimento. O que hoje não é difícil de conseguir com todas as facilidades que se tem.


Investir em inovações como patrimônio, empreendimentos, bom som, bom ambiente tanto físico como social na igreja, ministérios diversificados como louvor, coreografia, intercessão, compaixão, prisão e hospitais, casais, jovens, senhoras e homens, crianças, adolescentes (que precisam de um cuidado especial nessa época onde começam a sofrer mudanças físicas, emocionais e também de assimilação de valores morais básicos, e também de poder libertar toda a energia acomulada, sem dúvida, precisamos criar esse ministério dentro da igreja e separá-los da juventude que é uma classe em busca de maturidade e escolhas decisivas.)


E esse ministério não se resume só em louvor, oração e leitura da palavra, mas em tempo também de lazer, aconselhamento mutuo, troca de experiências familiar, profissional e espiritual. temos que fazer tudo isso e muito mais para que o povo de Deus sinta como um povo alegre, realizado e com uma identidade só, de sentir a presença de Deus em tudo e em todo o lugar e não só na igreja ou durante o tempo de culto.


O que não devemos é perder a nossa identidade como povo de santidade. Mas fazer de tudo para que na igreja do Senhor e na comunhão dos santos todos possam encontrar o que necessitam para sua realização, felicidade e salvação.
Continua...

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

CURIOSIDADES BÍBLICAS


A "Epístola da Alegria", a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão, e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

Existe a citação de um outro Jó no primeiro livro da Bíblia - Gênesis 46:13.

Além de tudo porque passou, Jó tinha um surpreendente conhecimento de astronomia, para a sua época - Jó 9:9 / 38:31 :33.

O maior profeta nunca realizou um milagre, mas foi o pregador mais convincente - João 10:41-42.

Havia uma lei em Israel, que dizia que um escravo ganhava liberdade por perder um dente - Êxodo 21:27.
Sara é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia - Gênesis 23:1.





quinta-feira, 8 de novembro de 2007

TELEMÓVEL OU A BÍBLIA

Telemóvel é algo bom e muito útil, o problema é que muitas vezes tem recebido mais atenção do que devia, e até mais do que a Bíblia. Esse aparelho tem se tornado essencial no dia-a-dia do homem do século XXI. Mas para o crente acredito que o essensial é a palavra de Deus e isso só se encontra na Bíblia, por isso e por muito mais ela merece a nossa maior atenção.


Agora imagina comigo e veja se tenho ou não razão...
Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso Telemóvel?
E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na Bolsa?
E se déssemos uma olhadela nela várias vezes ao dia?
E se voltássemos para apanha-la quando a esquecemos em casa, no escritório...?
E se usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se a déssemos de presente às crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em momentos de emergência?

Mais uma coisa:

Ao contrário do telemóvel, a Bíblia não fica sem sinal. Ela "pega" em qualquer lugar.
Não é preciso se preocupar com a falta de saldo porque Jesus já pagou a conta, e o saldo não tem fim.
E melhor de tudo: não cai a ligação, e a carga da bateria é para toda a vida. A Bíblia não substitui o telemòvel, cada um tem a sua utilidade, mas a Bíblia tem e merece mais atencão e importância que o telemóvel em nossa vida.