sábado, 30 de outubro de 2010

MISSÕES, DESAFIO DE NOSSO TEMPO!

Quando se pára a fim de pensar se é possível para a igreja alcançar as quatro áreas geográficas de Atos 1.8: “Jerusalém, Judéia, Samária e até os confins da terra”, deve-se permitir-se ser orientado nos três desafios missionários de nosso tempo. E eu percebo que “missões transculturais” tem a ver com o desafio da igreja de alcançar todos os povos da terra com a mensagem do evangelho.

Um conceito missiológico importante que retiro de uma palestra de Samuel Escobar é: “Evangelização é, então, a chamada a esses que estão fora para que entrem como filhos do Pai na abundância da vida eterna em Cristo pelo Espírito, e na alegria de uma comunidade amorosa, na comunhão da igreja”.

Deus tem os seus filhos que, no tempo aprazado se achegarão ao Filho conduzidos pelo Espírito (João 6.37, Romanos 8.14) e consiste em necessidade por parte da igreja de uma abordagem que vença sim, os obstáculos culturais, lingüísticos, geográfico e de pensamentos diversos para consumação da obra do Senhor Jesus em nosso tempo.

(a) Temos de orar.

A oração é a chave para resolvermos o grande “problema missionário” que é justamente a distância que existe entre a igreja que envia, e pensa que por conta disso já tem a sua consciência aliviada e abandona o missionário no campo com suas crises humanas, desconsiderando por completo que o mesmo é gente, e vez por outra, enfraquecida pelos desafios do seu hercúleo trabalho!

Pela oração o crente da igreja local faz missões! Ele não apenas se embebeda de informações e pelos números eloqüentes do trabalho além das suas fronteiras, mas ele participa, “veste a camisa”, sua o suor do missionário!

(b) Temos de contribuir.

Não gosto muito das atuais pesquisas expedidas por entidades denominacionais, inclusive a minha, que fala em termos de 1 real por crente brasileiro para missões! Não considero que seja justo fazer tal maquiagem numérica, isso porque não contempla com reconhecimento daqueles que se sacrificam a ponto de passarem os meses de campanha missionária tendo de sobreviver com parcos recursos para dedicar 30%, 50% e até 90% dos seus ordenados, tudo pela causa missionária!

A matemática fria enfraquece o coração, porque não leva em conta o fato de que, se há crentes medíocres que não colaboram em nada para a obra missionária, também podemos verificar nas mais diversas denominações evangélicas de nosso pais homens e mulheres que se doam para missões transculturais com a alma cheia de contentamento e gozo espirituais!

(c) Temos de ir.

Edison Queiroz denuncia: “Hoje em dia verificamos uma falta de compromisso no meio do povo evangélico. O povo quer somente receber. Poucos estão dispostos a dar, servir e trabalhar para o reino de Deus”. Li essa semana um artigo muito interessante de Robinson Cavalcanti em que ele suspira de saudades pelo tempo em que ser evangélico em nosso pais não era status, e sim martírio. Há jovens em nossas igrejas dispostos a ir para os campos, mas não se inclinam para a obediência porque estão ainda contaminados pelo espírito do deus desse século, Mamom (divindade das riquezas materiais).

Sei que muitos dos nossos futuros missionários vão ficar em nossas cidades mesmo. É conveniente afirmarmos que esta certo a observação logo no inicio do texto sobre “missões transculturais” em nossa apostila. E, concordo que isso não é desperdício e sim propósito divino. Agora não me sossega o coração saber que, muitos não estão indo, porque falta na igreja uma visão de entrega e de priorização das coisas genuinamente espirituais. Ora, numa igreja em que um tijolo vale mais do que um missionário, está decretada a falência da visão espiritual desse rebanho, e no lugar de Cristo já está entronizado um falso deus, e o consumismo terá ganhado a batalha contra o cristianismo!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

BOATOS: Um Perigo!!!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

GUARDE NA MEMÓRIA

Nunca Se Esqueça de Deus

1 - 'Deus não escolhe pessoas capacitadas, Ele capacita os escolhidos.'

2 - 'Um com Deus é maioria.'

3 - 'Devemos orar sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que possamos ouvir a Deus.'

4- 'Nada está fora do alcance da oração, exceto o que está fora da vontade de Deus.'

5- 'O mais importante não é encontrar a pessoa certa, e sim ser a pessoa certa.'

6 - 'Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém; 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM.'

7 - 'A fé ri das impossibilidades.'

8 - 'Não confunda a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS.

9 - 'Não diga a DEUS que você tem um grande problema. Mas diga
ao problema que você tem um grande DEUS.'

10 - 'O melhor de Deus ainda está por vir'

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

RETIRO NACIONAL DE PASTORES

No retiro nacional de pastores do Brasil. Na foto com os dois pregadores do retiro e o meu colega.
Muito bom estar neste retiro e ouvir homens como estes, tremendamente usados por Deus. Em especial poder estar com o Pr. Jorge de barros meu patricio (Caboverdianos).
Foto: Pr. Silvano Sousa; Pr. Ariovaldo Ramos; Pr. Oziel Morais(Eu); Pr. Jorge de Barros.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

5 RAZÕES PARA LEVAR SEU FILHO À ESCOLA DOMINICAL

É na infância que uma criança adquire hábitos para a vida. Se seu filho tiver o hábito de vir a escola dominical, ele criará a prática saudável de vir a Casa de Deus, de querer estudar a Palavra, de ter comunhão com os coleguinhas. A escola dominical é um lugar onde seu filho pode ouvir a Palavra de Deus numa linguagem apropriada, fazer perguntas, aprender e praticar os princípios bíblicos de comportamento e de convívio social.“Ensina a criança no caminho em que ela deve andar e quando for velha, não se desviará dele”.

Frequentando Escola Dominical seu filho terá uma fé sólida, baseada na Palavra de Deus e não será enganado por qualquer heresia ou vento de doutrina. Um estudo bíblico regular pode fazer a criança encarar o mundo e a vida de uma forma diferente da apresentada pela te-levisão ou por coleguinhas da escola. Os valores cristãos de comportamento são aplicados no dia a dia das crianças através dos exemplos práticos ensinados nas aulas da escola dominical. Mostrar como uma criança que ama a Deus deve se comportar no nosso mundo mau e corrompido, é um dos objetivos da escola dominical. Na escola dominical, seu filho é chamado pelo nome, faz amizades saudáveis que podem durar por toda a vida e vivencia um ambiente permeado do amor de Deus.

Vale a pena chegar às 9 horas no domingo para proporcionar ao seu filho uma experiência marcante e que fará a diferença na base da sua vida espiritual.
Aguardamos vocês!