Há momentos em que eu gostaria de ter “uma nova chance” em minha vida. Uma das primeiras coisas que mudaria, se pudesse, seria não investir tanto tempo e dinheiro em busca de mais qualificação acadêmica. Sim, minha graduação no Mestrado foi uma alavanca para meu primeiro emprego. Sim, ele foi útil para formar uma boa rede de relacionamentos. Sim, a graduação deu-me confiança. Mas, foi parecido com o diploma que deu confiança ao espantalho no clássico, “O Mago de Oz”. Ele não precisava tanto do diploma, mas de acreditar em si mesmo.
Não sou avesso a novas tecnologias, nem sou dos que resistem ao progresso ou mudanças. Mas tento ser prático e realista. Na minha busca diária pela verdade tenho lutado para achar o que realmente funciona. E tempo e experiência ensinaram-me que a maior parte do “conhecimento” adquirido não funciona. Como, por exemplo, em finanças.
Quando estudante, nosso mantra era: “A função do negócio é maximizar lucros dentro de limites éticos e legais”. Aprendi isto, acreditava nisto e concordei com cada palavra.
Na minha vida profissional fui executivo de várias organizações. Tive os “brinquedos”, as recompensas materiais resultantes de fazer do lucro a prioridade máxima da empresa. Prosperei além do que imaginei. Entretanto, enquanto continuava na jornada do “maximizar lucros dentro de limites éticos e legais”, me tornei um manipulador, um “usuário de pessoas”. Deixei para trás relacionamentos quebrados e meu casamento quase ruiu.
Foi quando descobri algo que foi para mim melhor que um MBA: a genuína, prática e realística verdade que vem de uma fonte: a Bíblia.
A Bíblia fala muito mais sobre finanças do que sobre céu e inferno! Com mais de duas décadas como diligente aluno da Bíblia, concluí que ela possui mais verdade, mais orientação prática para viver o dia a dia do que qualquer MBA poderia oferecer. O Novo Testamento resume assim esse aprendizado: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra” (2Timóteo 3.16-17).
Por isso, ouso oferecer este conselho simples para um profissional ou homem de negócio: estude a Palavra de Deus todos os dias. Se o fizer com sinceridade e honestidade, de coração aberto, vai se surpreender com o que ela fala sobre sua vida e seu trabalho. É uma experiência que irá mudar sua vida.
Por Ken Korkow
MANÁ DA SEGUNDA
17 de setembro de 2012