segunda-feira, 24 de março de 2008

A NOSSA VIDA DE RESSUREIÇÃO

A ressurreição de Jesus fundamenta toda a vida cristã na atuação de Deus pelo Espírito Santo. A vida cristã começa com uma comunidade reunida no lugar de impossibilidade, o sepulcro.

A ressurreição é a obra do Espírito Santo em Jesus, ressuscitando-o dentre os mortos e apresentando-o aos discípulos; a ressurreição também é a obra do Espírito Santo naqueles que crêem em Jesus e o seguem. Não precisamos mais controlar nossa vida e a dos outros ao redor para “sermos alguém”, como se diz com tanta freqüência. O Cristo ressurreto, revivido pelo Espírito Santo, está no controle de tudo.

A maneira de vivermos a vida – os impulsos e desejos de participar do que Deus está fazendo nas maravilhas da criação e na confusão da história – é ativada pela ressurreição de Jesus. Toda vida digna de receber esse nome é decorrente da atuação de Deus em Jesus por meio do Espírito Santo: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentro os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (Rm 8.11).

George Steiner fala das “nuanças ricas da ressurreição”. É o que chamamos de vida de santi-dade dentro da comunidade sagrada. Uma vida de ressurreição.

Eugene Peterson

0 comentários: