segunda-feira, 24 de maio de 2010

SANTOS F.C - Segundo Time do Coração

Santos: Campeão dos Campeões Estaduais
Goleadas, boas exibições e vitórias – 24 na temporada. Atual campeão Paulista e finalista da Copa do Brasil, o Santos mostra que é possível aliar futebol bonito a bons resultados. Mais do que isso, o Peixe já superou testes de fogo no ano, provando que não bate apenas times inexpressivos. Por isso, começa a fazer por merecer o rótulo de campeão dos campeões.

Para se classificar à final da Copa do Brasil, o Santos venceu duas equipes campeãs estaduais. Nas quartas de final, o Atlético-MG (campeão mineiro) foi eliminado (perdeu por 3 a 2 no jogo de ida, mas venceu o segundo, por 3 a 1).

Depois, nas semifinais, foi a vez do Grêmio (campeão gaúcho) cair diante do Peixe (perdeu a primeira partida por 4 a 3, mas deu o troco na volta, ganhando de 3 a 1).

No último sábado, a vítima foi o campeão goiano, Atlético-GO, derrotado por 2 a 1, no Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro. Na mesma competição, aliás, o Peixe não bateu o Botafogo (campeão carioca) por pouco, já que empatou por 3 a 3, com um gol do Fogão aos 43 minutos do segundo tempo.
Autor do primeiro gol(aço) diante do Dragão, o volante Wesley confessa que não tinha conhecimento deste fato, mas fica feliz com o dado.

– O Santos é uma equipe de tradição, que tem jogadores de qualidade. Nem a gente estava sabendo disso, mas a gente procura ganhar todos os jogos. Isso prova também união e a competitividade do grupo. O Santos só tem a ganhar e a gente fica feliz com isso – declara o atleta.
Assim como fazia na década de 1960, quando foi pentacampeão da Taça Brasil - o torneio reunia os campeões estaduais do Brasil -, o Peixe permanece soberano diante dos principais times do país.

Se mantiver o bom retrospecto contra as equipes campeãs estaduais, o Santos tem tudo para levar o título da Copa do Brasil. Afinal, o time da Baixada enfrentará o Vitória, atual campeão baiano, na final da competição nacional.

O que é a Taça Brasil?

Participavam da Taça Brasil, torneio disputado entre 1959 e 1968, os campeões estaduais do país. Dessa forma, o torneio, jogado no sistema de mata-mata, representava o nacional da época, pois tinha as principais equipes do Brasil.
Em alguns anos, certos estados tiveram mais de um representante na competiçao, pois o time que vencesse o campeonato, automaticamente se classificava para a edição seguinte.

Com a palavra: Pepe, ex-jogador do Santos

- Na Taça Brasil, sempre enfrentávamos os campeões dos outros estados e era sempre pedreira. O time que conseguisse ganhar do Santos era comentado, então a gente tinha que ter muito cuidado para não ser surpreendido.

- Hoje está assim também. Quanto mais o ataque faz gols e a molecada dança, mais os adversários querem tirar uma casquinha. Mas não estão conseguindo.

- É sempre difícil, porque são os melhores de cada estado. O Paulista é o mais difícil, porque tem Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians, além dos times de interior, mas no sul tem times fortes e em Minas Gerais também, embora poucas equipes consigam incomodar os grandes. Nos outros estados, são quase sempre os mesmos campeões.

http://www.lancenet.com.br/santos/noticias/10-05-24/758771.stm?futebol-santos-campeao-dos-campeoes-estaduais

0 comentários: