segunda-feira, 27 de outubro de 2008

OS GIGANTES DE DAVI - Assim Chamados no Brasil


A Igreja do Nazareno comemorou os seus 100 anos de história um pouco por todo o mundo. Mesmo longe de casa, digamos de passagem casa com muita história no contexto nazareno (Cabo Verde) sentimos a mesma alegria de ver como Deus tem trabalhado nas nossa vidas e na história do nosso povo não só em Cabo Verde, mas á volta do mundo.
Essa história é claro foi escrita por homens usados por Deus, que colocaram suas vidas nas mãos do Senhor para o servirem todo o mundo, os inesquecíveis missionários. Hoje a maioria deles desfrutando glórias maiores com o Pai, mas o que somos e temos hoje é fruto de um árduo trabalho por eles realizado.

Alguns é claro fizeram e continua fazendo o seu melhor para o resino de deus como é o caso do incansável missionário Earl Mosteller (Primeira foto), pioneiro da Igreja do nazareno no Brasil, investiu muitos neste país e não só, mas também muito em Cabo Verde, como por exemplo o Templo e Capelas da Igreja do Mindelo (Cabo Verde), onde o mesmo foi homenageado trazendo á entrada deste templo o Memorial Earl Mosteller e muitos outros nas ilhas. Um outro é o Missionário Collins (Segunda Foto) pioneira também do trabalho no Brasil e reitor do seminário por vários anos. Muitos outros figuram no memorial (Ultima Foto ) colocado na entrada do templo do Jubileu (Taquaral Campinas) entre eles dois cabo verdianos Joaquim Lima já na glória e Josezito, este pastor em Brasília.
De certa forma a história da Igreja do Nazareno de Cabo Verde e do Brasil estão entrelaçados pela obra que estes “Gigantes de Davi” realizaram. Para ser mais justo não só a história da igreja, mas de uma forma geral brasil e cabo verde desde as suas origens sempre entrelaçaram sua história. Estes são factos e sem duvida provados.
Todos nós com certeza desejamos um dia ser lembrados pela nossa contribuição significativa na história da nossa igreja e geração, e como não poderia deixar de ser este é meu desejo também. Para começar é bom aprender com que sabe, pois as formas e os contextos mudam, mas a Essência sempre será a mesma, os princíos os mesmos. Estas fotos com certeza um dia eu verei para eles de outra forma, com a consciência de que fiz a minha parte e a história continuo sendo escrita.

Que Deus os recompese nesta vida e muito mais em glória...












0 comentários: