terça-feira, 23 de agosto de 2011

DAVID ARAUJO: “Só a junção de forças pode combater a crise de valores”

Os problemas sociais que têm afectado o país prendem-se com o facto de, durante muito tempo, se ter negligenciado a componente espiritual. A opinião é do mais alto representante da Igreja do Nazareno em Cabo Verde. Sem referências e com poucos exemplos de moralidade, a juventude "perdeu-se", e a culpa é colectiva.

Para David Araújo, é necessário que a igreja, poderes públicos e outras instituições se unam para resgatar os valores, sobretudo no seio familiar.
Em conversa com o Expresso das Ilhas, David Araújo analisou o contexto social em Cabo Verde e a importância da vida espiritual. Para o Superintendente Geral da Igreja do Nazareno, os problemas sociais que o país tem enfrentado prendem-se com o facto de a vida espiritual e religiosa não ter sido prioridade nos últimos anos.

"Tivemos muitas preocupações com a construção e afirmação do Estado. Depois, a nossa preocupação foi com a formação de quadros, a construção de infra-estruturas, elevar o nível de vida das nossas populações, entre outros. Isto tudo é legítimo, mas houve um descalabro porque a vida religiosa foi negligenciada", explicou, acrescentando que deriva daí o aumento da delinquência juvenil e outros problemas.

Além disso, chama a atenção para a importância da família. "Acredito que muitos problemas sociais têm origem na falta de suporte ou orientação familiar. Podemos ter quadros bem formados e políticos de carreira, mas se não houver família, eles falham. É preciso trabalhar com enfoque nas famílias", afirma.

David Araújo entende que se assiste a uma verdadeira "crise de valores" em Cabo Verde. "Nota-se que há uma perda de referências, e poucos exemplos de moralidade que inspirem a nova geração. Creio que a culpa é de todos nós, é colectiva", enuncia. Sendo assim, a solução exige uma junção da igreja, poderes públicos e outras instituições. "Cada um deve cumprir o seu papel, mas não só na vertente de providenciar melhorias na vida das pessoas a nível material. É preciso trabalhar de forma mais harmoniosa, equilibrando a questão material com o resgate de valores e a vida espiritual e moral", indica.

O Superintendente mostra-se satisfeito pelo facto de cada vez mais organismos estarem sensíveis ao facto de ser necessária uma solução urgente. Quanto à Igreja do Nazareno, enuncia alguns projectos que têm sido desenvolvidos com enfoque nos jovens. "O trabalho nos bairros é muito importante, e temos desenvolvido alguns projectos na Cidade da Praia, em Achadinha e em Achada Santo António. Na ilha do Fogo também temos um projecto com jovens na marginalidade. Na Brava, trabalhamos com jovens deportados dos EUA", explicou. A Igreja do Nazareno tem ainda projectos que envolvem jardins-de-infância, apoio a mulheres vítimas de violência na ilha do Fogo, formação profissional para mulheres chefes de família (Tira Chapéu), distribuição de refeições (São Vicente), entre outros.



Igreja Nazareno realiza 58ª Assembleia Distrital

A Igreja do Nazareno de Cabo Verde realizou, de 11 a 14 de Agosto, na Igreja Central da Praia, a 58ª Assembleia Distrital. As assembleias reúnem membros de todas as ilhas do país. Têm como objectivo fazer um balanço dos relatórios apresentados pelos pastores durante o ano, e analisar perspectivas e desafios para o próximo ano.

Este ano, o evento foi presidido pelo Superintendente Geral da Igreja do Nazareno Internacional, Eugénio Rosa Duarte. Trata-se de um cabo-verdiano que ocupa o mais alto cargo dentro da Igreja do Nazareno (semelhante ao Papa da Igreja Católica). De acordo com Socorro Fontes, Secretário Distrital, a presença de Eugénio Rosa Duarte foi "uma honra e um privilégio".

Em relação às actividades, foi promovida uma serenata, com música tradicional. O programa incluiu ainda a realização da "Marcha para Jesus", seguida da Convenção da Juventude Nazarena, no passado sábado. Ainda no sábado, realizou-se a classe de formatura de quatro novos pastores. No domingo, realizou-se a classe de ordenação de novos presbíteros para a Igreja Nazareno.

De referir que a Igreja do Nazareno está em Cabo Verde há 110 anos, e conta actualmente com 54 congregações nas diversas ilhas.

http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/detail/id/26673

0 comentários: