quarta-feira, 2 de maio de 2012

ADMINISTRANDO CRISES


Conta-se a história engraçada de uma mulher que ganhou uma fortuna na loteria. Recebida a boa notícia ela ligou para casa e falou com o namorado: “Acabei de ganhar na loteria! Pode começar a fazer as malas!” O namorado respondeu: “Isso é fantástico! Devo fazer as malas com roupas para clima frio ou quente?” Ela respondeu sem nenhuma emoção: “Tanto faz, contanto que você já esteja longe quando eu voltar!” O homem entrou em crise!
É assim que muitas crises acontecem, de forma inesperada, encontrando-nos completamente despreparados para lidar com elas. Gostemos ou não, crises inesperadas fazem parte da vida. Neste exato momento você se encontra em uma destas três fases: ou você acabou de sair de uma crise, ou a está vivendo agora ou está indo de encontro a uma. 
Há uma história fascinante sobre o naufrágio de um navio na Bíblia (Atos 27), da qual podemos extrair  percepções sobre a administração de crises e que podem ser aplicadas ao mundo dos negócios: 
Determine a razão. Pergunte a si mesmo: “Qual é realmente a razão por trás da crise?” A causa é geralmente mais profunda do que aquilo que surge na superfície. No caso do naufrágio relatado pelo apóstolo Paulo no livro de Atos são citadas três razões: (1) Eles deram ouvidos a conselhos errados; (2) Seguiram a opinião popular, e (3) Confiaram nas circunstâncias e não no que sabiam ser a coisa certa a ser feita. Se você está encontrando dificuldade para descobrir a razão de sua crise, tente orar a respeito. O rei Davi escreveu:  “Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus...” (Salmo 73.16-17). 
Determine o resultado. Pergunte a si mesmo: “O que posso aprender com isso?” Toda crise é uma oportunidade para ampliar nossa perspectiva, aprimorar nossas habilidades e desenvolver nosso caráter.
Determine sua resposta. Pergunte-se: “Qual a melhor maneira de reagir a isto?” A despeito do que você possa fazer, sua resposta deveria incluir três elementos:
1.    Confronte o problema. Você raramente resolve um problema ignorando-o. Provavelmente não será fácil, mas Deus estará presente se você pedir que Ele lhe dê forças.
2.    Confesse sua parte (se for o caso). Se você provocou a crise que lhe sobreveio, admita-o e peça perdão. Não apresente desculpas e não culpe os outros. Aceitar a responsabilidade é a marca da genuína liderança e maturidade emocional.
3.    Reivindique a promessa. Você sabia que a Bíblia contém mais de 7.000 promessas de Deus para ajudá-lo? Elas são como cheques em branco esperando para serem preenchidos. O que você está esperando? Se você não conhece a Bíblia muito bem,  peça a um amigo que a conheça para ajudá-lo a encontrar a promessa que se aplica à sua situação.
Deus faz uma de Suas promessas em Filipenses 4.6-7, onde Ele nos diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.   

0 comentários: