segunda-feira, 28 de maio de 2012

TEIMOSO DEMAIS PARA PERGUNTAR


Em sua opinião quais as invenções exerceram maior impacto na humanidade? Seria impossível compilar uma relação completa, mas certamente entre as mais significativas estão luz elétrica, automóvel, avião, fibras sintéticas, computador pessoal, Internet, telefone celular. Você provavelmente pensará em outras. Mas um equipamento recente que eu acrescentaria seria o GPS - sistema de posicionamento global.  
Para pessoas com deficiência direcional como eu, o GPS é uma dádiva. Se você me dissesse como chegar a um lugar dez vezes, eu certamente teria que perguntar-lhe uma décima primeira vez. Por alguma razão minha mente não retém informações lineares, como, por exemplo, chegar a um destino que eu não tenha visitado com frequência. Assim, possuir um GPS é de grande ajuda, principalmente quando visito uma cidade pouco conhecida. 
Já se observou que os homens são relutantes para pedir informações: eles se orgulham de poder chegar a um destino sem ajuda de outro ser humano ou de tecnologia. Para mim isso não faz muito sentido. Se o objetivo é chegar a um lugar, por que não tentar conhecer a melhor e mais eficiente rota? 
E se houvesse um GPS capaz de traçar a rota pelo território duro e imprevisível da vida diária? Qual a melhor carreira? Será esta boa ocasião para trocar de emprego? Como reinventar o negócio para chamar a atenção do mercado em mudanças? Quando fazer esse investimento? Onde está a pessoa-chave para a equipe? Qual a melhor maneira de equilibrar vida pessoal e profissional? Como sair da dívida?
Na verdade, já existe um “dispositivo” assim. Ele é conhecido pelo nome de Bíblia. Mas podemos chamá-la de GPS – God’s Positioning System (Sistema de Posicionamento de Deus). Deixe-me explicar:
Confie no “navegador”. Ao usar um GPS, ele nos serve melhor quando confiamos nas suas informações para nos guiar ao destino. Tempo e experiência me ensinaram que Deus quer ser nosso Navegador na travessia da vida. Anos atrás aprendi estes versículos, que têm servido como lembrete constante: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.5-6). 
Esteja disposto a mudar de rota. Quando usamos um GPS, se fizermos uma conversão incorreta vamos ouvi-lo dizer: “Nova rota”. Ele vai revisar as informações para nos manter rumo ao nosso destino. De modo similar, se estivermos dispostos a confiar em Deus, Ele irá redirecionar nossa vida, corrigir nossas decisões e ajustar nossos planos para nos capacitar a atingir nossas metas e objetivos, pessoal e profissionalmente. “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16.9).
Permaneça confiante mesmo quando tudo parece desconhecido. Quando dirigimos um carro e confiamos no GPS, há momentos em que perguntamos: “Esta direção está certa?”  Geralmente deixar de confiar no GPS e confiar em nosso próprio julgamento e intuição, ocorre quando estamos em dificuldade e nos sentimos perdidos, longe de onde queríamos estar. Por isso, é importante confiar na sabedoria e orientação de Deus. “’Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jeremias 29.11).
Por Robert J. Tamasy

0 comentários: