sábado, 28 de junho de 2008

CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER

PRIMEIRA - OFERECE UMA CAUSA, NÃO APENAS TAREFAS
Cria um ambiente de motivação profunda ao deixar claro o significado que transcende a tarefa, o trabalho, a missão, o emprego das pessoas que o cercam. Ajuda as pessoas a identificarem com clareza o rumo que pretendem seguir. Estimula as pessoas a sentirem que fazem parte de algo nobre, muito além da simples troca do trabalho por sentido de obrigação ou remuneração. Oferece às pessoas aquilo que mais desejam: uma bandeira, uma razão para suas vidas.


SEGUNDA - FORMA OUTROS LÍDERES, NÃO APENAS SEGUIDORES
Seu papel não se resume a motivar seguidores. Investe no desenvolvimento dos futuros líderes. Educa seus filhos para exercerem liderança, não apenas para obedecer. Torna-se mentor dos outros na sua igreja, no seu ciclo de amizades, no clube que freqüenta, no projeto comunitário de que participa.


TERCEIRA - LIDERA NOS 360GRAUS, NÃO APENAS 90 GRAUS
Atua onde faz diferença, não fica confinado às “paredes” do seu território formal. Exerce a “Liderança 360 graus”: fora, para cima, para os lados. Não influencia somente quem está do lado “de dentro” numa família, empresa, equipe. A filha líder influencia o pai. O jogador influencia o treinador da equipe. Constrói “pontes”, em vez de “paredes”.


QUARTO - SURPREENDE PELOS RESUTADOS, FAZ MAIS DO QUE O ESPERADO
Consegue obter resultados incomuns de pessoas comuns. Surpreende, superando sempre o esperado. Em vez de simplesmente dar ordens e cobrar rendimento, incentiva cada um a fazer o seu melhor, porque dá o seu melhor. Não espera acontecer. Cria as oportunidades. Estimula o senso de urgência, não deixa as coisas para amanhã.


QUINTA - INSPIRA PELOS VALORES, NÃO APENAS PELO CARISMA
Essa é a tarefa mais importante do Líder. Esta é a “cola” que une as outras quatro forças, a que dá sentido a tudo. O Líder Integral cria clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo outro, transparência, aprendizado contínuo, inovação, proatividade, paixão, humildade, inteligência emocional.

0 comentários: