segunda-feira, 2 de junho de 2008

CÉLULAS TRONCO ... e outros!!!!!?

Reafirmando nossa posição


"A Igreja do Nazareno crê na santidade da vida humana e luta por sua proteção contra o aborto, a eutanásia e a recusa de cuidado médico razoável a incapacitados ou a idosos.
Engenharia Genética e Terapia Genética: apóia o uso da engenharia genética para alcançar a terapia genética. Reconhecemos que a terapia genética pode levar à prevenção e à cura de doenças, desordens mentais e anatômicas. Opomo-nos ao uso da engenharia genética que promova injustiça social, despreza a dignidade da pessoa ou alcançar superioridade racial, intelectual ou social sobre outros.

Opomo-nos a à iniciação de estudos de DNA cujo resultado possa encorajar ou apoiar o aborto humano como uma alternativa para interrupção da vida antes do nascimento. Em todos os casos, humildade, respeito pela inviolabilidade da dignidade da vida humana, igualdade humana diante de Deus, e compromisso com a misericórdia e justiça devem governar a engenharia e a terapia genética.
Pesquisas de células estaminais (células tronco) em embriões humanos e outras diligências médico/cientifícas que destroem a vida humana após a concepção:
A Igreja do Nazareno encoraja fortemente à comunidade científica para prosseguir agressivamente nos avanços da tecnologia de células estaminais (células tronco) obtidas a partir de fontes tais como: tecidos humanos adultos, placenta, sangue do cordão umbilical, fontes animais e outras fontes embrionárias não-humanas.


Isto tem como fim correto a tentativa de trazer saúde para muitos, sem se violar a santidade da vida humana. A nossa posição sobre a pesquisa de células estaminais em embriões humanos surge a partir da nossa afirmação que o embrião humano é uma pessoa feita à imagem de Deus. Por isso, opomo-nos ao uso de células estaminais produzidas a partir de embriões humanos para pesquisa, intervenções terapêuticas ou qualquer outro propósito.
À medida que avanços científicos disponibilizam novas tecnologias, nós apoiamos fortemente essa pesquisa quando ela não viola a santidade da vida humana ou qualquer outra lei moral ou bíblica. Contudo, opomo-nos à destruição do embrião humano para qualquer propósito ou qualquer tipo de pesquisa que tira a vida de um ser humano após a concepção. Coerente com esse ponto de vista, opomo-nos ao uso, para qualquer propósito de tecidos derivados de fetos humanos abortados.


Eutanásia (incluindo suicídio medicamente assistido). Acreditamos que a eutanásia (fim intencional da vida de uma pessoa com doença terminal ou portadora de uma doença degenerativa e incurável, que não é ameaça imediata à vida, com o propósito de aliviar o sofrimento), é incompatível à fé cristã. Isto se aplica a casos em que a eutanásia é pedida ou consentida pela pessoa terminalmente doente (eutanásia voluntária) ou quando a pessoa terminalmente enferma não está mentalmente capacitada para dar seu consentimento (eutanásia involuntária). Acreditamos que a rejeição histórica da eutanásia pela igreja cristã é confirmada pelas convicções cristãs derivadas da Bíblia e que são centrais à confissão de fé da Igreja em Jesus Cristo como Senhor.


A eutanásia viola a confiança cristã em Deus como Senhor soberano da vida, ao reivindicar o senhoria da pessoa sobre si mesma; ela viola o nosso papel de mordomos diante de Deus; contribui para a erosão do valor que a Bíblia atribui à vida humana e à comunidade; dá importância exagerada ao término do sofrimento; e reflete a arrogância humana diante de um Deus graciosamente soberano. Desafiamos o nosso povo a se opor veementemente a todos os esforços de legalização da eutanásia".

0 comentários: